FIQUE EM CASA! USE MÁSCARA! VAI PASSAR. AGUARDE. | VAGAS - HOME OFFICE | HOME BASED E REMOTA (CLIQUE AQUI!)
CURSOS GRATUITOS (CLIQUE AQUI!) | C1 | C3 | C4| C5

POR GENTILEZA, AGUARDE (ABRIR).

- Atualizar Página - Tecle | Digite: F5 (Se você precisar).


[TRABALHE EM CASA | HOME OFFICE | HOME BASED | REMOTO]

Vagas Abertas

| #COMISSÃO | #PJ | #CLT

Trabalhar e Estudar.

- Seja um corretor | fotógrafo | vistoriador
- Indicador de Apt/Casa para Alugar (Home Office)
Rodapé - Em Carreiras
Clique Aqui: quin.to

#homeoffice #homebased #homework #remoto
#TrabalheemCASA

ESTUDE DO JEITO CERTO | EAD | GRADUAÇÃO | MBA | PÓS

ESTUDE DO JEITO CERTO | EAD | GRADUAÇÃO | MBA | PÓS
Prouni | Fies | Parcelamento Educacional

MEMÓRIA

"A memória, na qual cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens."

Reflexões - Ru Aisó

Reflexões - Ru Aisó
"Sabido: os negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados. Até porque esta era a realidade.” - Ru Aisó.

#FIQUEEMCASA & ELIMINE O AEDES AEGYPTI ( #ARBOVIROSES)

#FIQUEEMCASA & ELIMINE O AEDES AEGYPTI ( #ARBOVIROSES)
"Apesar de serem três doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a #dengue, a #zika e a #chikungunya possuem algumas diferenças clínicas na manifestação dos sintomas. Confira os comparativos na tabela e aprenda a diferenciar os principais sinais das patologias."

sábado, 23 de dezembro de 2023

Atletas Trans dentro do Espaço Cisgênero Feminino nos Esportes Coletivos e Individuais

Texto Rascunho e Horizontal 27

*Agencia Intangível - Maria A. Teixeira - Ru Aisó
(Folha Formosa, Tupy)

23.12.2023|(Ali na Bahia e aqui em Salvador)

Atletas Trans dentro do Espaço Cisgênero Feminino nos Esportes Coletivos e Individuais

Temos que apoiar que todas as atletas transgêneros possam participar de qualquer esporte que desejar. E tem que participar, sim. 

Quando surgem questões polêmicas em relação a participação de mulheres trans no meio cisgênero tudo indica que existe algo que precisamos refletir e solucionar com respeito e ética.

"Transgénero ou transgênero são pessoas cuja identidade de gênero difere do típico do seu sexo, atribuído ao nascer. Transgênero também é um termo abrangente: além de incluir pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído, podendo incluir pessoas não-binárias quanto ao gênero." - Wikipédia, a enciclopédia livre, 2023

Muitos questionamentos sobre jogadoras trans no meio feminino cis e com isso um paradoxo de opiniões, também. Na verdade em vez de gerar brigas, conflitos e pensamentos pesados, precisamos conversar sobre de maneira mais técnica, profissional e principalmente humanizar esse diálogo para não machucar ninguém.

"Em estudos de gênero, a cisgeneridade é a condição da pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo, alguém que se identifica como mulher e foi designada como mulher ao nascer é uma mulher cisgênera. O termo cisgênero é o oposto da palavra transgênero.[1][2] Cisgênero não é o gênero da pessoa cis, mas sim sua modalidade de género." - Wikipédia, a enciclopédia livre, 2023

O preconceito não leva a lugar nenhum, mas vamos trabalhar em processo de desatar ambas partes no intuito de que todos estejam de acordo e fiquem bem. 
E não temos uma estatistica expressiva de homens trans no universo cis masculino, então seguimos para nos unir e dialogar mais sobre esse tema tão caro.

Vale lembrar que não é só uma questão de equilíbrio hormonal (Testosterona), porque isso tem sido uma fala comum que ao equilibrar o hormônio das atletas transgeneros para equiparar as mulheres cis ficaria tudo livre de argumentos questionadores.

A testosterona é secretada principalmente pelos testículos nos homens e, em menor concentração, pelos ovários das mulheres. Em média, em homens adultos, as concentrações de testosterona são cerca de 7-8 vezes maiores do que em mulheres adultas. - Laboratório Exame, s.d

Só que estão esquecendo que pela biologia (natureza): o homem já nasce com massa óssea e massa muscular superior a de uma mulher, comprovado cientificamente. É aqui que a polêmica surge. Então, não a questão apenas hormonal. Ocorre de fato que as atletas trans se destacam em todos os esportes quando a questão é o embate com mulheres cis. É possível que uma mulher cis supere uma mulher trans, claro que sim, porém não é algo absoluto por inúmeros fatores oportunos.

"Em geral, a força muscular absoluta da mulher média é de 63,5% da força do homem. A força muscular da parte superior do corpo das mulheres é de quase 55,8% da força dos homens, e a força muscular da parte inferior do corpo das mulheres gira em torno de 71,9% da força dos homens, caracterizando, qual seja o parâmetro de força avaliado, uma desvantagem para as mulheres em relação aos homens." - Obeso, 2016

Então, se pautarmos só a questão hormonal e o achismo, seria tranquilo, mas devemos evitar agir assim, temos que ser leais, éticos e verdadeiro quanto a esse tema.

"O homem possui um número maior de glóbulos vermelhos no sangue, o que proporciona uma maior capacidade de transporte de oxigênio e consequentemente um desempenho aeróbico sempre superior ao da mulher. Além disso, o desempenho cardíaco do homem é também superior, atingindo débitos cardíacos máximos (maior volume de sangue que o coração consegue bombear por minuto) maiores que da mulher. Estas diferenças proporcionam ao homem uma vantagem fisiológica em qualquer solicitação de esportes de resistência.

Além disso, a musculatura esquelética do homem tem o fator hormonal como uma diferença importante. A testosterona ou hormônio masculino é um esteroide anabolizante natural, e proporciona ao homem um desenvolvimento muscular sempre superior. Este efeito assegura ao homem uma vantagem de força, potência e velocidade, que se projeta em qualquer modalidade esportiva que dependa destas variáveis. Em outras palavras o homem é sempre mais forte e consequentemente mais veloz." - Eu Atleta, 2013

Existe uma solução para isso tudo?

Claro que sim!

Há esportes que homens e mulheres praticam juntos de fato...

Mas quando a questão é coletiva e individual cis feminina realmente há uma necessidade de colocarmos as cartas na mesa e sermos juntos.

Jogadoras se incomodam com Tifanny e querem regras mais rígidas para trans - UOL, 2018

Sugestões para solucionar:

Esportes coletivos:

Em jogos como volei, por exemplo, teriamos que ter pessoas trans de igual número em cada time. Solucionado.

Agora uma pessoa trans em um lado só não seria justo pela biologia favorável que o homem tem ao nascer.

Esportes Individuais:

Em esportes individuais como corrida e judô dentre outras artes marciais, por exemplo, não seria de forma alguma justo uma pessoa transgenero feminina confrontar com uma pessoa cisgenero feminina. É por natureza injusto, embora juridicamente ser aceito, simplemente pela natureza de força do homem e demais vantagens naturais.

Outra Solução:

Defensora do direito das mulheres mostra preocupação quanto a confrontos entre mulheres trans e cisgênero

Juíza aposentada Maria Constantino acredita que a melhor saída seja a criação de categorias específicas para transgêneros - Terra Esporte, 2022

É preciso pensarmos em competição 100% transgênero, seja coletiva ou individual e aqui nunca mais teriamos conflitos sobre o tema porque cessam todas as questões que geram brigas, desconfortos e sentimento de injustiça.

E-farsa - 2018

Todos devem participar do esporte que desejar, contanto que recaia sobre esse tema a ética reflexiva com a biologia ao nascer porque faz um diferencial profundo.

Metropoles, 2021

A competição cisgênero seria como a tradicional. E a competição transgênero (existência inclusiva) seria um ganho muito importante para esse público que quer de fato participar como atleta profissional e amador.

Portanto, solução sabemos que temos, agora quem dará os primeiros passos para isso acontecer é o que vale. Ninguém deve ficar de fora. Só precisamos nos organizar para ocorrer a inclusão e jamais a exclusão. A questão é ocorrer uma diálogo transparente em que todos saiam satisfeitos, principalmente nos estruturar e regularizar essa demanda o quanto antes, porque tudo indica que não estamos dialogando nem buscando uma solução, apenas refletindo sem força e nada organizados.


REFERÊNCIAS

TRANSGÊNERO. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [São Francisco, CA: Fundação Wikimedia], 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%A9nero. Acesso em: 10 dez. 2023

CISGENERIDADE. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [São Francisco, CA: Fundação Wikimedia], 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%A9nero. Acesso em: 15 dez. 2023

LANCE, Equipe. Defensora do direito das mulheres mostra preocupação quanto a confrontos entre mulheres trans e cisgênero. São Paulo: Terra Esporte, 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/esportes/lutas/defensora-do-direito-das-mulheres-mostra-preocupacao-quanto-a-confrontos-entre-mulheres-trans-e-cisgenero,3a756a78f04f35b290a0640627eebdc83rpn9qpg.html?utm_source=clipboard/. Acesso em: 16 dez. 2023

TESTOSTERONA. In: LABORATÓRIO EXAME [2020]. Disponível em: https://laboratorioexame.com.br/saude/testosterona#:~:text=Qual%20a%20diferen%C3%A7a%20da%20testosterona,do%20que%20em%20mulheres%20adultas. Acesso em: 17 dez. 2023

FORTES, Marcus. Comparação de desempenho físico entre homens e mulheres. São Paulo: Abeso, 2016. Disponível em: https://abeso.org.br/comparacao-de-desempenho-fisico-entre-homens-e-mulheres/. Acesso em: 19 dez. 2023

CANOSSA, Carolina; CARNEIRO, Leando; ROCHA, Thiago. Jogadoras se incomodam com Tifanny e querem regras mais rígidas para trans. São Paulo: Uol, 2018. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/volei/ultimas-noticias/2018/01/16/jogadoras-se-incomodam-com-tifanny-e-querem-regras-mais-rigidas-para-trans.htm. Acesso em: 20 dez. 2023

BARROS, Turibio. Diferença da genética entre homens e mulheres influencia nas atividades. São Paulo: Eu Atleta, 2013. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/07/diferenca-da-genetica-entre-homens-e-mulheres-influenciam-nas-atividades.html. Acesso em: 21 dez. 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

:::CURSOS GRATUITOS:::

:::CURSOS GRATUITOS:::
PARA VOCÊ!

:::NOTÍCIAS IE::