Você sabia que esse termo é pejorativo [secretária]?
- Fulana é secretária do Mestre.
- Ela é minha secretária.
Você pode ser secretária de uma empresa e/ou Ong, mas de um Mestre de Capoeira, jamais!! A mulher se coloca como apoio e suporte para atividades administrativas (organização de eventos), que vai além da Capoeira, assim como alguns homens também dão apoio aos seus respectivos Mestres, porém eles, os alunos e discípulos (masculinos), não são chamados secretários...
Quantas vezes os Mestres são abandonados por seus másculos discípulos em momento de eventos? Todos estão cientes que a união de todos é importante, mas chegam apenas no horário para pegar a sua titulação [troca de cordel/corda]. É nessa ocasião, que muitas jovens e mulheres estão presentes auxiliando a fase de pré-evento e evento, o seu Mestre como forma de respeito e consideração, porque os Mentores Guadiões necessitam dessas colaborações.
"As piadas sexistas permitem uma cultura em que as mulheres podem ser humilhadas, controladas, prejudicadas e abusadas", diz a diretora-executiva da Women's Aid, Farah Nazeer." - BBC, 2022
Novamente, é bom sinalizar: jamais sigam esse caminho sexista fúfio de colocar a mulher como algo menor na Capoeira e na sociedade como um todo porque expressa extremo desrespeito ao universo feminino. O apoio feminino não é ser secretária [putinha] do Mestre, mas sim uma ação de proatividade para que tudo dê certo ou que poucas falhas ocorram.
"Capoeira é para homem, menino e mulher..."
- Mestre Pastinha
O machismo na verdade é uma atitude que caracteriza fraqueza, porque indica que o másculo vive a competir com a feminino o tempo todo, sendo que os homens não tem cota para nada, apenas seus espaços são 100% livres para ir, vir e existir. Sem problema e/ou bloqueio. Nunca são incomodados e sua proteção é repleta de privilégio.
A mulher tem "cota" para participar em praticamente de tudo na vida, tais como na politica, nos esportes, nas atividades militares dentre outras, elas sempre esbarram em lutas desproporcionais constantes para pertencer aos ambientes múltiplos, ou seja, o feminino para viver em paz precisa de um passaporte chamado de cotas, uma espécie de aceitação medida pela régua patriarcal e machista (em temas ligados ao gênero, o profissional/salarial, o politico, o sociocultural e o religioso) como um monitoramento pleno. Sinalizando que esse chorume é quem decide pelos espaços, corpos e existência da mulher em suas comunidades locais e inter/nacionais.
"O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos como “femininos” em todas as suas manifestações, em especial na mulher e nas sexualidades não heteronormativas." - Camara Municipal de Piracicaba, s/n.
É preciso perceber que o machismo estrutural gera um leque de violência contra a mulher, por isso é imporante desnaturalizar o machismo na sociedade, começando por diálogos entre mulheres e homens atuando em conjunto para combater esse espinho antigo e vivo que só fere o feminino.
Vale a pena conferir o vídeo.: Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e importância da Lei Maria da Penha - (Escola do Legislativo de Piracicava, 2022)
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.” Nelson Madela
“As mulheres, de modo geral, desde que elas nascem até a morte, vão vivenciar algum tipo de violência na sua vida e, claro, a gente não fala de violência no singular, a gente fala de violência no plural, porque são diversos tipos de violência” - Professora Cynthia Mara Miranda, 2023
Quando nós mulheres treinamos capoeira, caimos, levantamos, damos rasteiras, tomamos rasteiras, o treino é duro para todos, logo não há então essa coisa de ouvir: ela é minha secretária ou ela é secretária do Mestre.
Parem com isso!!! Porque mostra o quão agudo e vazio é você.
Um golpe perfeito na Capoeira sempre será o RESPEITO ao seu oponente, afinal o adversário não é o seu inimigo.
A violência de gênero precisa perder força por uma educação de direitos humanos, de equidade e de respeito.
Portanto, a questão do machismo / sexismo na Capoeira, é algo que precisamos combater firmemente. Já vem acontencendo de mulheres se organizando para só praticar e ensinar a Capoeira no meio feminino por conta dessas atitudes de assédios múltiplos e arcaícos (embora usados na atualidade).
"Quando esses preconceitos, discriminações, estigmas, afetam direta e individualmente as atletas, ferindo-as psicologicamente, transformando-se em obstáculos e impedimentos para a participação e progressão da mulher em qualquer terreno esportivo, ou seja, violando seus direitos, mais comuns e elementares, estamos diante de um tipo de violência." - (PAIM, 2008)
Essa árdua batalha deve ser priorizada porque perder uma aluna ou uma discípula por ações desprezíveis masculinas, não cabe mais... Sabemos também, que possuímos poucas Mestras em relação aos rapazes no meio Capoeirano.
"Quando esses episódios de violência, atingirem ou ferirem individualmente a mulher, impedindo-a ou limitando-a na sua participação e progressão no esporte, estamos diante de um quadro de violência de gênero contra a mulher no contexto esportivo. Esse tipo de violência pode acarretar conseqüências graves e muitas vezes permanentes na vida da mulher agredida, afetando a sua saúde emocional e psicológica." - (PAIM, 2006)
E vale recordar que as mulheres tem três turnos de trabalho em relação aos moços... Tendo que treinar dias a menos que os rapazes. E quando ela consegue se organizar para participar da Capoeira, isso não pode ser ceifado de maneira alguma, logo todo apoio familiar e fraterno é válido. Sendo assim, vamos reensinar a equidade em todos os setores da sociedade, pois o errado tem sido propagado antes, durante e depois de Cristo...
REFERÊNCIAS
Portal Poder do Judiciário - Artigo Neuracy Viana - Machismo estrutural influencia aumento dos números da violência contra a mulher. Ano: 2023 - Disponível em: https://www.tjto.jus.br/comunicacao/noticias/machismo-estrutural-saiba-como-identificar-e-como-se-proteger - Acessado em fev 2024.
Escola do Legislativo de Piracicava - Canal Youtube - Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e importância da Lei Maria da Penha. Ano: 2022 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dbGjQLNUbpI - Acessado: fev 2024.
Portal Gupy - Secretário Executivo - s/d. Disponível em: https://www.gupy.io/profissoes/secretario-executivo - Acessado: fev 2024.
PAIM, Maria Cristina Chimelo; . A face oculta das violências contra a mulher no contexto esportivo. 2008. Artigo Integrante a Tese (Doutorado em Psicologia) - Apoio da Agência Financiadora CAPES, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.