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"A memória, na qual cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens."

Reflexões - Ru Aisó

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"Sabido: os negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados. Até porque esta era a realidade.” - Ru Aisó.

#FIQUEEMCASA & ELIMINE O AEDES AEGYPTI ( #ARBOVIROSES)

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"Apesar de serem três doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a #dengue, a #zika e a #chikungunya possuem algumas diferenças clínicas na manifestação dos sintomas. Confira os comparativos na tabela e aprenda a diferenciar os principais sinais das patologias."

sexta-feira, 5 de março de 2021

A #capoeira é um legado africano

Entrevista:
Rádio Metrópole 101,3 FM (BA) - Programa Mojubá 
Apresentadora/Jornalista:
Cristiele França
Entrevistada: 
Professora e Drª. Marise de Santana (Pós-Doutorado, Unicamp, Brasil) 

Tema:. 
Capoeira x Legados Africanos
Película e Adaptação da Entrevista Sonora na Rádio.

A capoeira é um legado africano



"Eu não sou estudiosa de capoeira, eu sou estudiosa de legados africanos." - [Marise de Santana]

A capoeira como legado africano, ela traz exatamente elementos. Elementos que são importantes para gente pensar, embora a gente não possa perder de vista, que capoeira, ela também assume feições diferenciadas em diversos espaços que elas estão. Então, quando a gente estuda, por exemplo, a capoeira do recôncavo e a gente compara com a capoeira que está lá no sertão, nas caatingas e mais precisamente um lugar que eu estudo um pouco, que é Jequié. Então a gente percebe que existe alguns elementos que são diferentes, mas elementos que trazem justamente a ideia de que esse legado não é uma coisa que a gente pode pensar como algo estático, mas como algo dinâmico. Então como algo dinâmico, ela vai assumindo feições outras. É interessante que lá em Jequié, porque é uma cidade extremamente e eminentemente, digamos assim: evangélica. Então a capoeira lá é tratada como capoeira regional, essa capoeira regional, onde se tira elementos, elementos que são de sacralidade africana para assumir elementos que são menos africanos por conta dessa necessidade que existe de tentar demonizar o que é africano, então todo esse processo de demonização africana que vai fazendo com que haja essa perda desses elementos, mas é muito interessante porque quando os grupos nos convidam para que a gente fale sobre a capoeira, enquanto legado africano. E trazemos alguns elementos para se pensar, por exemplo, o inicio de quando se vai jogar capoeira, há toda uma reverência que se faz ao sagrado e ai nessa reverencia, é claro que existe o sincretismo. A relação dos orixás, inquices, voduns com a relação católica, por exemplo, onde as vezes não se faz um angorossi para iniciar a capoeira, mas se faz na verdade uma reza. 

Enfim, mas esses elementos, eles são muito importantes para que a gente possa pensar assim: a capoeira é um legado africano. E a capoeira, ela sobreviveu como legado africano. E aí a gente pensa: por que essa capoeira ela esta muitas vezes em alguns espaços pelo menos no recôncavo, em alguns espaços de grupos, que são grupos africanizados, são grupos que estão dentro do terreiro? Justamente para haver essa preservação, que foi o espaço que preservou exatamente esses legados. - [Entrevista Rádio Metrópole 101,3 FM (BA) - Programa Mojubá - (Apresentadora/Jornalista Cristiele França | Entrevistada: Professora e Drª. Marise de Santana (Pós-Doutorado, Unicamp, Brasil) - Tema:. Capoeira x Legados Africanos - Película e Adaptação da Entrevista Sonora na Rádio.] 
Pesquisas arqueológicas mostram que os hominídeos tiveram que enfrentar muitas adversidades, como as mudanças climáticas, o deslocamento de continentes, os predadores e a escassez de alimentos. Um exemplo disto ocorreu após o desaparecimento das florestas na África em razão da glaciação, há cerca de 5 milhões de anos. As mudanças no meio ambiente obrigaram esses grupos a buscar alimentos em outros ecossistemas. - [Módulo 5 - Formação de Educação para Patrimônio - Humanos Seres Culturais - 68]

No rito Angola, o repertório rítmico é composto por três polirritmos básicos e algumas variações sobre estes. São eles: cabulacongo e barravento (do qual a variação mais conhecida é a muzenza). Todos são ritmos rápidos, bem "dobrados", repicados e tocados "na mão" (sem varinha). De modo geral, todas as divindades podem ser louvadas com cânticos ao som de qualquer dos três: sejam os orixás, inkices, ou aquelas tidas como originárias dos cultos ameríndios (caboclos índios e boiadeiros). A própria aceitação dos elementos nacionais sobrepostos às influências africanas no candomblé angola é perceptível, principalmente pelas letras das cantigas, cantadas em português e mescladas aos fragmentos das línguas "bantu". No Ketu a tolerância ao português é mais restrita e as casas de Ketu que cultuam caboclos estabelecem uma "mediação" que intercala, na ordem do xirê, o toque dos caboclos. Assim, para que o "xirê Ketu" possa abrigar as toadas de caboclo é preciso que ocorra uma "transição musical", na qual o toque "vira para Caboclo”, não sem antes serem cantadas algumas cantigas de angola como este ingorossi (reza) - [Artigo - Verdadeiro Ingorossi da Nação Angola]
"Ingorossi: reza coletiva, especie de ladainha dos candomblés bantos. Do umbundo ongolosi, reunir-se."- [LOPES, 2014] 

"Angorossi: reza também chamada ingorossi cantada nas obrigações do culto Angola." - [PEREIRA, 2015]
As ladainhas na capoeira em grande parte são mais longas que as louvações, chulas e corridos. Elas podem ter diversas funções, mandar um recado para quem está jogando, uma narrativa histórica, uma denúncia social, um agradecimento que o capoeirista pode ter recebido em algum momento que só ele sabe. As ladainhas são mais que uma simples música, as letras delas sempre transmitem conhecimento. Durante as ladainhas, louvações, chulas e corridos é o momento que o cantador poderá mostrar um pouco de seu conhecimento sobre alguns temas, sobre a capoeira, educação, cultura e religião. - [SILVA, 2015]
"Ladainha ou kyrielle é uma forma poética com origem na poesia trovadoresca. O nome kyrielle provém do grego Kyrie, significando Senhor, muito usado na liturgia cristã, como por exemplo no Kyrie eleison, aproximando-se por vezes de uma litania com as repetições de um mantra." [Wikipedia]

Portanto, não existe a necessidade de inovar a capoeira para ganhar visibilidade na 'sociedade branca' ao incluir novas regras/diretrizes/parâmetros que não fazem parte de sua realidade como existência e contexto histórico. Quem quer proteger a essência da capoeira sabe que é difícil competir com os inúmeros patrocínios tentadores [onde envolvem muitos zeros a direita, lavagem de dinheiro e academias 'espelhadas' e as 'etc' surgindo], em conjunto com pessoas que não trabalham a vaidade ao esbanjar que estão criando uma nova capoeira [a melhor]. Afinal, a melhor nunca será a cópia [xerox], porque a capoeira não é uma arte a ser finalizada, simplesmente porque ela já é completa, muito embora identificados não querer ver ou aceitar. Agora e sempre, apenas importa: o preservar consciente, seja por via das mesclagens sagradas de angorossi [canto angola] ou ladainha [liturgia cristã] na abertura de uma roda de capoeira capitaneada por um mestre experiente/antigo/sábio e/ou um convidado a altura do momento/evento.


TEXTO E REFLEXÃO COMPLETA: 


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