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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

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||Apoio - Ru Aisó/Maria Teixeira||




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*****Projeto Lei 2.858, de 2008
Art.10. Fica instituído o Dia Nacional da Capoeira e do Capoeirista
a ser comemorado anualmente no dia 12 de setembro.

Pelo exposto, peço aos nobres pares o apoio necessário para a aprovação da matéria.

Sala das Sessões, em 19 de fevereiro de 2008.

CARLOS ZARATTINI

Deputado Federal – PT/SP

Acompanhe a tramitação do  
Projeto no Link: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=383757
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*****Lei nº 4.649, de 07 de Agosto de 1985
Institui o "Dia do Capoeirista",
a ser comemorado anualmente,
no dia 3 de agosto.

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Lei nº 4.649, de 07 de Agosto de 1985

Institui o "Dia do Capoeirista",
a ser comemorado anualmente,
no dia 3 de agosto.


Espírito do Capoeirista

1- Conhecer-se é dominar-se. dominar é triunfar.

2- Sempre ceder para vencer.

3- Capoeira é o que possui, inteligência para compreender aquilo que não lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu, e fé para acreditar naquilo que não compreende.

4- Quem teme perde, já está vencido.

5- Somente se aproxima da perfeição quem procura com constância, sabedoria, e sobre tudo com muita humildade.

6- Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem é o caminho dos verdadeiros capoeiristas.

7- Quando verificarmos com tristeza, que não sabemos nada, terá feito o teu primeiro progresso na capoeira.

8- O corpo é uma arma, cuja a eficiência depende da precisão com que a sua inteligência.

9- Praticar capoeira é ensinar a inteligência e pensar com velocidade e exatidão e, ao corpo obedecer com justiça.

10- A fraqueza é susceptível, a ignorância é rancorosa, o saber e a força dão a compreensão, quem compreende perdoa.

11- O homem que domina sua mente jamais será escravo.

12- O que parece dificuldade constitui a chance de seu progresso.

13- Em tudo que fizeres, põe tua esperança a frente;

14- Um Mestre é alguém que tem a coragem de pensar, acreditar e até errar;

15- O importante é que transmita seus ensinamentos. 


Imagem: Mestre Bimba e Vargas



Ao assumir o poder com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas 
liberou uma série de manifestações populares, entre elas a capoeira.

  • ||=(Campanha de combate à Capoeira))



1889, Deodoro da Fonseca (1827-1892) inicia campanha de combate à capoeira.


Em outubro de 1890, promulga a Lei 487, de Sampaio Ferraz, que prevê de dois a seis meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de Noronha. No art. 402, “Dos vadios capoeiras”.


"Defendem-se por meio da capoeira. 
Ora empregando a agilidade, ora valendo-se também de cacetes e facas."

"República Velha/Primeira República/República dos Bacharéis/República Maçônica/República da Bucha - 1889 até 1930", pois todos os presidentes civis daquela época eram bacharéis em direito. Quase todos foram formados na Faculdade de Direito de São Paulo, exceto Epitácio Pessoa. Quase todos foram membros da maçonaria.
Sociedade Secreta
da Faculdade de Direito de São Paulo, chamada de "Bürschenschaft Paulista", ou "Studentenverbindung" (algo como confraria da camaradagem, em alemão), mais conhecida como "Bucha", criada, em 1831, pelo professor Julius Frank (1808 - 1841).

Os membros da Bucha procuravam, quando alcançavam um alto cargo político, chamar seus colegas da Bucha para sua equipe.

"Uma sociedade secreta em que os sujeitos confiavam nos companheiros, digamos "da mesma origem", que passam pelas faculdades, futuras elites dirigentes. Um dia, um sobe e chama o outro para ser governador, para ser secretário, para ser ministro e assim por diante." (Carlos Lacerda)

||=(((CAPOEIRISTAS - DIA ESPECIAL )))



Parabéns! Hoje é o nosso dia!


"A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional"
Por: Getúlio Vargas - Ano: (1953) 






Todos praticam no Brasil e no Mundo.
Crianças a idosos!

Graduação avançada - Docente de capoeira

Mestre: branco

"Capoeira é uma filosofia de vida 'Africana e Brasileira'.
Onde durante muitos anos fora marginalizada e hoje a elite, quer tomar
a Capoeira para os Profissionais de Educação Física, mas...
A força da tradição sempre existirá!"



*Au Regional: é usado na Capoeira como uma forma rápida de fugir ou enganar o "adversário".
Au Angola: mesmo objetivo do au regional, porém ocorre o flexionar dos joelhos na sua execução.
  • Quais são as modalidades?
*Luta Batuque - Antiga - Vingativa(Clássica Africana)
*Angola (Clássica Brasileira) - Vestígios do Batuque, do Lúdico e da Poesia, ou seja, tome 
CUIDADO do mesmo jeito!/Recôncavo Baiano/Interior/África.
Capoeira Angola recai em uma pluralidade dengosa e lenta falsa, logo maliciosa forte!
*Regional (Afluente das Clássicas) - Vestígios do Batuque, Angola e Artes Marciais (Diversas)
*Contemporânea(União da Angola(Clássica) com a Regional(Luta Regional Baiana/Soteropolitana)

Luta Batuque(Traçar Africano) - Vingativa.
É a capoeira mais antiga e mais vingadora, violenta e combativa em sua época. Nem era aí ainda chamada de Capoeira(Batuque). Os praticantes estavam se preparando para sobreviver no meio hostil, além disso passavam pelo processo de escravidão e o banzo aflorado. Então era preciso ter naquele momento o perfil de brigadora/vingativa, porque era a única forma presente de se defender dos inimigos(colonizadores/senhores de engenho e cia). Os golpes não tinham fito de enfeitar e/ou de apresentação, eram golpes para atingir por motivos maiores e certeiros.

  • Capoeira Angola (Mãe/Raiz/Filha do Batuque - Recôncavo Baiano)
Mestre Principal/Preservador - Mestre Pastinha (Vicente Joaquim Ferreira Pastinha), discípulo de Mestre Benedito(Africano).
A Angola é o estilo mais aproximado de como os negros escravos jogavam a Capoeira nas Senzalas/Camuflavam a luta como "dança" ao chegar dos "brancos". E seu ritmo musical é 'lento', golpes próximos ao solo e muita malícia/malemolência/ possuindo movimentos parecidos com de animais e possuindo número menor de golpes em relação a Capoeira Regional. O perfil de Angola recai o Recôncavo baiano/interior, sem a mistura de outras lutas como a regional. Não se engane! Velocidade não diz nada...
é aí, que necessita cuidado, porque é um lento fictício, poético, mas na hora certa se precisar perigosa.

[Mestre Pastinha] 

"A capoeira tem negativa. A capoeira Nega.
A capoeira é positiva. Tem verdade.
Negativa é para ver que vai ou não vai.
Na hora nego(...), o capoeirista vai, entra e ganha!
E quando ele ver que perde, ele então deixa o capoeira na negativa para o camarada, para depois, então ele vim revidar. O capoeirista corre. Ai! daquele que correr atrás do capoeirista." - Mestre Pastinha


 Conversa de Pastinha com Mestre Gildo Alfinete/Angoleiro

"Se você não tiver boa ginga você não é um bom capoeirista". 
"Você olha dentro do olho."

"A Capoeira Angola é mais defesa do que ataque."
'A Capoeira Angola só não aprende quem não quer. Capoeira foi feita para homem, menino, velho e até mulher."

"Valha-me Deus, Senhor São Bento.
Buraco velho tem cobra dentro."
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyR1WDLylBwT6R9Zx5BzUVvKUCzw6e41K01N4qv1I2go5NkRHvr-RidoFhgCddUWmAQvtL4w0mh-gWMqx3yiu7MGH8R8wPRS4EzqxJZFLKO5scyPHy1VyNCiUpf8uSghF9d1CfcNpFMXOJ/s400/nov2011+%252819%2529.jpg

"Angola" - Negros que vinham para o Brasil oriundos da África(Angola).

  • Capoeira Regional da Bahia (Filha do Batuque/Filha de Angola)
Mestre Principal/Criador - Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado),
Discípulo de Mestre Bentinho.

A capoeira regional foi criada por Mestre Bimba. E tem uma característica pela mistura da malícia do batuque, da Capoeira Angola artes marciais diversas, seu jogo se passam rápidos com movimentos altos.

"Vai ver que a propagação da capoeira de deu por via marítima. Onde havia portos. Onde há portos. (...)Existe uma população portuárias, representadas por marinheiros, carregadores/estivadores, arrumadores, homens de força, e que dentro do Recôncavo baiano ficavam sujeitos aos ciclos das marés, então neste período entre a maré cheia, preamar e a vazante, o carregador fica sem fazer nada. E eu não conheço jeito nenhum de baiano, que não esta fazendo nada, não esta se dedicando e batucando."  - Médico e Mestre Decanio
 http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSER7cO7zThR62RC9CQKLpFOOqUDRko4qr_rvJJpOWjahN21Jwy 

"A sua capoeira é você. Não existe nada fora de você na capoeira. Durante o jogo você exterioriza só o seu reflexo, os seus apetites, sua personalidade integral. Desprovida da maioria dos preconceitos." Essa(...)permite a quebra de todos os bloqueios, que deixa existir toda super estrutura social, cultural, educacional que nos impede de nos manifestarmos, todas complexas, e a pessoa fica livre. Livre como um anjo e livre como vento. E como vento ela é a expressão da verdade. - Médico e Mestre Decanio

Detalhes: 
"Capoeira Regional - É a fusão da antiga luta batuque(primitiva africana) com a capoeira primeira brasileira Angola, também de outras lutas marciais, que o Mestre Bimba adicionou ao conhecer outros atletas, que trouxeram consigo suas modalidades/diversas em seus históricos. Sendo assim, uma suma da formação da Capoeira Soteropolitana(Salvador) e/ou Regional e não do interior/Recôncavo Baiano."




Contemporânea (Afluente - Uma Neta Angola/Frutos)
Mestre Principal/Preservador - Mestres da Nova Geração (Diversos)
Capoeira modelo contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. 
Este último estilo de capoeira é o mais praticado atualmente.


***Evolução/Adição ocorrem, mas não se muda a verdade mãe/matriz
e não se inventa, o que já existe, apenas pode com carinho "adicionar" e camará sabe Mãe.
Quem não é: deixa separar (angola, regional e contemporânea) segredo biriba urucungo. 

"Como o próprio Mestre Pastinha colocava, que a influência direta da capoeira, esta dentro do samba de caboco/caboclo. As pegadas do caboco. Chamadas as piculas/perculas/pega-pega, que eram os dribles de corpo para poder enganar os adversários. Temos a inteligência que é marcante do negro, onde ele sempre foi estrategista para poder conseguir sobreviver. Ele sempre criou artifícios para poder enganar toda uma situação e se manter vivo no espaço.
E temos a ginga malandra do português, do fadista, que é aquele elemento, que vivia nos portos. Inclusive, os introdutores da arma branca na mão do capoeira/capoeirista. A gente sabe, que a navalha, que foi uma das armas mais poderosas do capoeira aqui, além da suas pernas, suas cabeças e seus braços. Era a navalha. Acompanhava eles dia-a-dia.
A capoeira moderna é uma coisa mais sociável, menos negra, a capoeira antiga era mais vingadora. Eles estavam se preparando para sobreviver no meio hostil. Essa influência maior da capoeiragem. E do índio esse se perdeu com o tempo, porque ele ficou na mata.
Agora o mestiço esse sim. Esse foi responsável pela transformação da capoeira. Da capoeira brigadora, violenta e combativa para a capoeira sociável.
Para capoeira doce e meiga, que a gente tem hoje. Principalmente no que se refere a capoeira Angola, que é uma coisa lúdica. É só poesia." - Biólogo e Mestre Angoleiro Mestre Augusto Januário Passos da Silva - Parte 01 - TVE - História da Capoeira contadas pelos Mestres Time: 07min:53s.

Obs: Participação Magna do Biólogo e Mestre Augusto no DVD - Bombeiro e Mestre 
Pelé da Bomba(Natalício Neves da Silva - Gogo de Ouro) “A Paixão e o Capadócio”.







  • EDUCADORA FM (BA) - RADIONOVELA - MESTRE PASTINHA E BIMBA


*Radionovela – Mestre Pastinha e Bimba - 1 e 2
Um programa que conta a história dos dois mais importantes mestres de capoeira da Bahia

Ouça/Sentindo: http://www.irdeb.ba.gov.br/educadora/catalogo/media/view/996
Manoel dos Reis Machado, "Mestre Bimba" - Capoeira Regional
(Salvador, 23 de Novembro de 1900 - Goiânia, 05 de Fevereiro de
1974), foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.
Vicente Ferreira Pastinha, "Mestre Pastinha" - Capoeira Angola

Imagem: M. Pastinha e Jorge Amado

05 de Abril - Nasceu o grande capoeirista Vicente Ferreira Pastinha, "Mestre Pastinha" Ano: 1888
"Tudo o que eu penso da Capoeira, um dia escrevi naquele quadro que está na porta da Academia. Em cima, só estas três palavras: Angola, capoeira, mãe. E embaixo, o pensamento: "Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista." 
||=(Arte da Capoeira - Irdeb - TVE/BA)

Imagens: Mestre João Grande

Descrição Imagens e depoimentos dos grandes mestres da Capoeira, intervenção de historiadores, de músicos e diversos artistas. Conheça melhor a Capoeira, suas origens, sua importância na história e sua relação com a música. Este programa é dedicado aos grandes mestres e capoeiristas da Bahia.
Participantes: Mestre João Grande, Mestre Gigante, Mestre Curió, Geronino Santana (Cantor e Compositor), Almir do Apaches (Compositor), Jaime Sodré (Historiador), Angela Luhning (Etnomusicóloga), Mestre e Músico (Tonho Matéria), Mestre Nelito, Mestre Cobrinha Mansa, Pedro Abib (Pesquisador e Cineasta) etc.

"Quem sabe o segredo da
Lua é o Clarão do Sol"
(Canarinho d'Alemanha - Capoeira)


(Baden Powell/Vinícius de Morais)
"Capoeira que é bom. Não cai!
E se um dia ele cai. Cai bem!"



"A Capoeira é completa, pois é preciso cantar, tocar, 
dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e 
sorrir com humildade, logo uma filosofia de vida" 
(Aisó)

(Heywood C. Broun - 1889-1939)

"O Esporte não Constrói o
Caráter, ele o Revela"

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