Programa Memória do Rádio - Rádio Educadora Fm - Bahia - Documentário - junho de 1938.
URL: http://www.irdeb.ba.gov.br/educadora/catalogo/media/view/3685
RADIONOVELA - DOC. SONOROS
*=Tema - Radionovela - Mestre Bimba e Mestre Pastinha
Capoeira - Bahia - Brasil
Brasil - URL(ouça): www.irdeb.ba.gov.br
*=Tema - Radionovela - Maria Filipa de Oliveira - A Guerreira Negra!
Capoeira - Bahia - Brasil
A Heroína e Capoeirista esquecida - Maria Filipa de Oliveira - Lutou na verdadeira Independência do Brasil - URL(ouça): www.irdeb.ba.gov.br
Apoio - IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social.
DOCUMENTÁRIOS
*= Doc - Instrumentos Afros(Percussivos), Capoeira - IRDEB/TVE(Bahia)
Obs: são três momentos 1/3 - Os Especialistas dão Show de Aula para todos nós. Confira - Ide a URL: http://migre.me/dzPIB
*= Doc - Pastinha uma Vida pela Capoeira - 1998
Dirigido por Antonio Carlos da Silva Muciry - Trecho - URL: Youtube
*=Tema - A Arte da Capoeira - Bahia
Descrição Imagens e depoimentos dos grandes mestres da Capoeira, intervenção de historiadores, de músicos e diversos artistas. Conheça melhor a Capoeira, suas origens, sua importância na história e sua relação com a música.
Este programa é dedicado aos grandes mestres e capoeiristas da Bahia.
URL: http://www.irdeb.ba.gov.br/educadora/catalogo/media/view/102
*=Tema - Entrevista - Mestre King - Bahia
Programa - Perfil & Opinião - Mestre King 1/3
Conta sobre sua história: http://migre.me/eOHH3 |
Apoio TVE(BA) - Canal Público.
*=Tema - Matéria Regina Casé - #Biriba - #Capoeira
#Biriba/Biribá vem do tupi e significa:. “Fruto da árvore da casca de fazer tiras”. Também chamada de Araticum do Amazonas, Jaca de Pobre e Fruta do Conde.
DOC - Video(URL): http://www.youtube.com/watch?v=j-k1Azg3FSU
Fonte - TV Educativa FUTURA - #Brasil
FILMES
*= FILME - Besouro - Brasil
Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920 a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009. Huen Chiu Ku, coreógrafo de Kill Bill, é o responsável pelas cenas de luta do Filme.
Ler: http://pt.wikipedia.org/wiki/Besouro_%28filme%29
O Filme Besouro
Recomendo a todos os capoeiristas e “apreciólogos/capreciólogos“ com toda humildade e ausência de
qualquer vaidade, seja ela qual for e/ou em teor de possível existência
percebida, que ‘assistam’ ao Filme Besouro – ano 2009, pois
infelizmente muitos apenas ‘viram’, o
que me pareceu, em um resultado muito
insensível e debilitado, ao citarem: “deixou muito a desejar”. Então para quem assistiu, que reassista e para quem viu,
apenas neste caso indico: não reveja, mas assista. Depois, reassista a fim de apreciar verdadeiramente, sem
deixar passar os ricos detalhes das pesquisas, traduzidas em um importante
projeto baseado na nossa cultura raiz e em uma Bahia de 1924.
O convite, por quê?
Porque, é tão difícil possuirmos um grande acervo de filmes,
trabalhados em pesquisas certeiras, relacionando a capoeira e os humanos belos
negros, aqui escravizados com apoio da lei tendenciosa (parece livre, mas não
é...) daquela época, sem uma ideia mínima e/ou máxima, que justifique a tudo
isso. Por este, também delicado motivo, que o fiz.
Outro Foco
O filme não tem como foco fazer documentários mil de
diversos mestres como é o comum nas fontes fáceis. A longa metragem, portanto
não cravou filmar horas a fio de rodas e documentários com estilo de
entrevistas, e sim mostrar, baseando-se em ‘remotar’ uma Bahia dos anos vinte,
daquele século XX, repletos de acontecimentos históricos. Motivado por intensas
e graciosas pesquisas, cujas não podem ser desconsideradas, jamais.
E se for? É um erro sem tamanho! Pois é preciso a existência de
analises como estas, para catalogarmos mais longas, permitindo assim, ter
acervos para estudos de interessados no assunto e naquele tempo. Momento este,
"sabido: os negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados.
Até porque esta era a realidade."
Sentimentos
Com carinho é possível sentir, perceber nas consultas valiosas, até
mesmo magnas aulas e aulas a todo momento, principalmente, quando o caminho se
deve para o candomblé/orixás – Até mesmo segredos, nem sempre revelados ou
escritos, devido a oralidade a ouvidos certos.
Quem não respeita a cultura, a história, a religião/afro, dos nossos
antepassados, o candomblé, por exemplo, muito reprimido, ainda mais no século
passado. Não está preparado ou não deve penetrar no universo da capoeira mãe
e/ou os afluentes dela, porque perde a oportunidade de entender as pesquisas,
logo o filme todo.
“Sabido: os
negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados. Até porque
esta era a realidade.” - Ru Aisó
"Adeus de capoeirista é uma farsa. 'Adeus, Adeus (Boa
Viagem)', mas sempre voltamos para a próxima roda, para o próximo treino
e para tudo que amamos." - Ru Aisó
"A Capoeira é completa, pois é preciso cantar, tocar,
dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e
sorrir com humildade, logo uma filosofia de vida." - Ru Aisó
"Sem humildade você jamais será um capoeirista, mas apenas um lutador de capoeira..." - Ru Aisó (Capoeirista e Aluna Entusiasta)
dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e
sorrir com humildade, logo uma filosofia de vida." - Ru Aisó
"Sem humildade você jamais será um capoeirista, mas apenas um lutador de capoeira..." - Ru Aisó (Capoeirista e Aluna Entusiasta)
Zebrinha (Orixá Ogum)
Adriana Alves (Oxum) - (rosa amarela)
Sérgio Pererê (Orixá Ossaim/Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain)
Sérgio Laurentino (Orixá Exu)
Jessica Barbosa (Orixá Iansã/Dinorá) - (rosa vermelha)
Temos sim de fato, a sorte de aprendermos sobre algumas entidades
afros, como.: Ossain, Iansã, Oxum e Ogum, Exu, etc. Engraçado e irônico, que
atualmente muitos falam: sou crente e agora não jogo/pratico/ensino mais
capoeira. Porém, jamais ouvirá, torne-se candomblecista para depois ser
capoeirista. Não é isto. Mas é preciso respeito com a origem. É necessário
lembrar, os cânticos narrativos, os toques, os sentimentos, os sermões
característicos nas canções e no abordar dos mestres com seus alunos tem origem
real. Portanto, será falido o entendimento, caso não seja, respeitado a cultura
da nossa ancestralidade. Não 'percole' o filme, apenas por ver e criticar, mas
absorva e aprenda qualquer comentário negativo leve, que seja, estará sim
ferindo uma mãe/raiz, a complexa e completa filosofia de resistência. De pai
mesmo, apenas são os mestres. E as mestras? Mães afluentes. Todos eternos
alunos profundos.
Por falta de informação, até mesmo pela cega e velha ignorância,
queriam um projeto/filme só de documentários com horas e horas de rodas e/ou
algum mestre vaidoso ou não a falar. Já temos muitos documentos/documentários
com este perfil de gravações (mestres conhecidos e desconhecidos). O feito nesta
longa, não era para isto, o que não deve ser desprezado, também quando ocorrer,
porque é mais um acervo para nós. Afinal há espaço para todos e para as novas
ideias, também, como foi o Besouro/Filme. O evento deu vida, mostrou que os
camarás têm sentimentos (tristes ou alegres), seja por via de alegria, dor,
lamentos, decepções, pensamentos, olhares, ódio e amor com uso de personagens
representativas e muito bem selecionadas. Os atores as personagens fictícias (Dinorá,
Chico, Quero Quero, Zulmira, Capitão, Noca, etc.), mas Besouro e Mestre Alípio
mais que um fato, muito bem tocado.
Nas rodas do dia a dia isto não é percebido, apenas o show dela e não
conta, o que é um capoeira, suas lutas e seus sentimentos. Os erros e acertos
nas rodas: os golpes/toques/cantos. Nesta película conseguimos relembrar, que
um capoeirista chora, rir, erra, acerta, aprende e ensina, na roda e na vida a
fora. Sobretudo o que tem no coração, porque cada vida é uma conquista, uma
ideia, um sentimento e uma história – E capoeira é isto, uma diversidade com
origem e sem fim.
Enfim, tão didático e tão plural, educativo e emocionante nos
encontramos nesta galeria de aula audiovisual. Tudo em um só lugar, por isto
vale a pena recordar do convite: assista se desejar aprender e a ensinar com
mais confiança. Vale lembrar, também, que capoeira começou nos engenhos, nos
momentos de estivas entre alegrias e tristezas na Bahia aos pés nus de lindos
homens e lindas mulheres, ambos interessados no futuro melhor. Camuflando lutas
em dança e o nosso imaterial patrimônio cultural brasileiro, onde habitam
pessoas e não personagens. Vale a pena o observatório de uma hora e meia de
aprendizado.
“O herói nasce quando o inimigo vacila. Quando ele comete o
maior erro de achar, que pode acabar com tudo, mas é nessa hora que ele acaba de fazer tudo
começar.” – Mestre Alípio
“O capoeira bom mesmo caminha na sobra para não ser notado.”
– Mestre Alípio
“Sempre que o sol estiver de um lado. Vai ter sombra do
outro.” – Mestre Alípio
“A morte não existe. Morte é viver debaixo da bota dos
outros.” – Mestre Alípio/Sapo
“Eu não posso porque sou menino.
Eu não posso porque sou pobre.
Eu não posso porque sou preto.” – Besouro/Cascudo/Manuel
“Pobre quem sabe. Amanhã você pode ficar rico.
Agora, preto é pra toda vida.” Mestre Alípio/Sapo
“É só dar a carniça
certa que urubu abre o bico.” – Noca/Personagem
“É só misturar cachaça com frango preto, negocio mesmo vai
dar em macumba” – Noca/Personagem
Equipe muito especial do Filme - Besouro
Elenco Produção
Direção | João Daniel Tikhomiroff |
Roteiro | Patrícia Andrade João Daniel Tikhomiroff Bráulio Tavares |
Elenco em Cena:
Sérgio Laurentino (Exu)
Aílton Carmo (Besouro) - O baiano Ailton Carmo, de 22 anos – 16 de capoeira –, dava aulas na Bélgica.
Anderson Grillo (Quero-Quero)
Sérgio Pererê (orixá Ossaim)
Adriana Alves (Oxum)
Jessica Barbosa (Orixá Iansã/Dinorá)
Zebrinha (Orixá Ogum)
Macalé dos Santos (Mestre Alípio)
Flávio Rocha (Coronel Venâncio)
Seu João Feio
Irandhir Santos (Noca de Antônia)
Geisa Costa (Dona Zulmira)
Miguel Lunardi
Antônio Fábio (Serafim)
Nilton Júnior (Cobra Criada)
Denise Correia
Servílio de Holanda (CGenival)
Leno Sacramento (Chico Canoa)
O Filme Besouro foi inspirado no Livro Feijoada no Paraíso -
Marco Carvalho
Filmes
- Barravento – Dirigido por Glauber Rocha (Brasil) – Ano 1962
- Ganga Zumba – Dirigido por Cacá Diegues – (Brasil e França) Ano 1963
- Deus e o Diabo na Terra do Sol – Dirigido por Glauber Rocha (Brasil) – Ano 1964
- Dança de Guerra, dirigido p/ Jair Mour - Participação Mestre Bimba - Ano 1968
- Cordão de Ouro – Dirigido por Antonio Carlos Fontoura (Brasil) – Ano 1977
- Quilombo – Dirigido por Cacá Diegues – (Brasil e França) Ano 1984
- Esporte Sangrento – Only the Strong – Dirigido por Sheldon Lettich (EUA)- Ano: 1993
- Corisco e Dadá¹ – Dirigido por Rosemberg Cariry (Brasil) – Ano 1996
- Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada – Dirigido por Luiz Fernando Goulard (Brasil) – Ano: 2005/2007 Lançado
- Madame Satã¹ - Dirigido por Karim Ainouz - (Brasil e França) Ano: 2002 -
Obs: a fantasia Madame Satã, inspirada em filme homônimo de Cecil B. DeMille. e a Personagem mais do que real: João Francisco dos Santos Sant´Anna - Glória do Goitá/PE. - João/Pernambucano era um excelente capoeirista!
Apoio forte de Huen Chiu Ku/Dee Dee, coreógrafo chinês discípulo de Yuen Wo Ping, com quem trabalhou em “Matrix” e “O tigre e o dragão”, o diretor Tikhomiroff pôde fazer uma versão nacional, como geralmente é comum em ação chinesa, substituindo o kung fu pela capoeira. Utilizando cabos e plataformas, o ex-dublê remotou o Recôncavo Baiano em cenário de “O clã das adagas voadoras”.
EXTERNO.:
Ouça a música Lapinha - 1969 - Brasil
"Adeus Bahia, zum-zum-zum
Cordão de ouro. Eu vou partir porque mataram meu besouro."
Lapinha - Composição: Baden Powell / Paulo César Pinheiro
*****Interpretação - Elis Regina - Arquivo - TV Record
Ouça cá: http://youtu.be/7-KFwAaEC90
***** Interpretação - Elza Soares
Ouça cá: http://youtu.be/q3tg3qWCd2o
*****Interpretação - Baden Powell - "Lapinha" - Programa Ensaio
Ouça cá: http://youtu.be/oSmNilrOug4
Sobre a Lapinha - Bairro - Salvador
Ide cá:www.culturatododia.salvador.ba.gov.br
Pesquisar:
Livros
- O negro brasileiro – Artur Ramos
- Negro Bantu – Edson Carneiro
- Feijoada no Paraíso – Marco Carvalho
- Ganga Zumba – A Saga dos Quilombolas de Palmares – João Felício dos Santos
- A Arte da Capoeira – Camille Adorno
- Capoeira – Conditioning – Gerard Taylor
- Capoeira Angola – Mestre Pastinha – 1988 – Edit. 3ª
- Mar Morto¹ - Jorge Amado - Romance - Ano - 1936
CAPOEIRA EM JOGOS
Dublê - Lateef Crowder
Lateef Crowder dos Santos (23 de novembro de 1977, Salvador) é um dublê e capoeirista. Suas artes marciais e vídeos com suas habilidades se espalharam por toda a internet e impressionou a todos. Suas habilidades de chute e pulo são incríveis. Mudou-se para San Jose, na Califórnia, com 4 anos. Com grande experiência e treinamento na Capoeira, ensinada por seu pai e ginastas, se tornou um competidor internacional e virou integrante do Zero Gravity Stunt Team. Hoje ele é um membro inativo. Lateef, desde então, vem trabalhando em sua própria carreira de ator.
Fonte: Lateef Crowder
|||((((Vídeos in Youtube Lateef
Personagens da série de jogos de luta Tekken.
Personagem Eddy Gordo
Eddy Gordo (6 de abril de 1969) é um personagem da série de jogos de luta Tekken. É o primeiro representante brasileiro a se apresentar na franquia. Quando seus pais foram atacados pela máfia, seu pai, antes de morrer, disse que fosse para a prisão, onde estaria seguro da máfia. Na prisão ele conheceu um grão-mestre de Capoeira que tornou-se seu professor. Após sair da prisão, ele entrou no terceiro King of Iron Fist Tournament para descobrir quem assassinou o seu pai. No final, ele soube que Kazuya estava envolvido de alguma forma.
Fonte: Eddy_Gordo
Personagem Christie Monteiro
Christie Monteiro(29 de março de 1976) é um personagem da série de jogos de luta Tekken. É neta do grão-mestre de capoeira que ensinou Eddy Gordo a lutar enquanto este estava na prisão.
Fonte: Christie Monteiro
|||((((Vídeos in Youtube - C. Monteiro
Richard Meyer (Fatal Fury): o proprietário do Pao Pao Café é um brasileiro, capoeirista. Antes de ser empresário (dono do bar), Richard era um artista de rua nas noites brasileiras utilizando a capoeira, mas mudou-se para os EUA para abrir seu negócio. Apesar de ser um exímio lutador, Richard não admite confusões em seu bar, fato que não impediu dele ser destruído por duas vezes.
Fonte: Meyer
Bob Wilson (Fatal Fury): antes um simples bartender do Pao Pao Café, ganhou o bar de presente de Richard Meyer. Sua primeira aparição foi em Fatal Fury 3, de 1995.
Bob Wilson (ボブウィルソン, Bobu Wiruson no Japão) é um personagem de videogame criado pela empresa fabricante de jogos eletrônicos SNK, atual SNK Playmore. Se faz presente no game de luta Fatal Fury 3: Road to the Final Victory.
Fonte: Bob Wilson
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