Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Secretária do Mestre (Capoeira)? Epa!!!

Texto Rascunho e Horizontal 28
*Agencia Ru Aisó (Folha Formosa, Tupy)

04.02.2024 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)


Secretária do Mestre (Capoeira)? Epa!!! | Machismo na Capoeira

Você sabia que esse termo é pejorativo [secretária]?

- Fulana é secretária do Mestre.

- Ela é minha secretária. 

Você pode ser secretária de uma empresa e/ou Ong, mas de um Mestre de Capoeira, jamais!! A mulher se coloca como apoio e suporte para atividades administrativas (organização de eventos), que vai além da Capoeira, assim como alguns homens também dão apoio aos seus respectivos Mestres, porém eles, os alunos e discípulos (masculinos), não são chamados secretários... 

Quantas vezes os Mestres são abandonados por seus másculos discípulos em momento de eventos? Todos estão cientes que a união de todos é importante, mas chegam apenas no horário para pegar a sua titulação [troca de cordel/corda]. É nessa ocasião, que muitas jovens e mulheres estão presentes auxiliando a fase de pré-evento e evento, o seu Mestre como forma de respeito e consideração, porque os Mentores Guadiões necessitam dessas colaborações. 

"As piadas sexistas permitem uma cultura em que as mulheres podem ser humilhadas, controladas, prejudicadas e abusadas", diz a diretora-executiva da Women's Aid, Farah Nazeer." - BBC, 2022

Novamente, é bom sinalizar: jamais sigam esse caminho sexista fúfio de colocar a mulher como algo menor na Capoeira e na sociedade como um todo porque expressa extremo desrespeito ao universo feminino. O apoio feminino não é ser secretária [putinha] do Mestre, mas sim uma ação de proatividade para que tudo dê certo ou que poucas falhas ocorram. 


"Capoeira é para homemmenino e mulher..." 

- Mestre Pastinha


























O machismo na verdade é uma atitude que caracteriza fraqueza, porque indica que o másculo vive a competir com a feminino o tempo todo, sendo que os homens não tem cota para nada, apenas seus espaços são 100% livres para ir, vir e existir. Sem problema e/ou bloqueio. Nunca são incomodados e sua proteção é repleta de privilégio.

A mulher tem "cota" para participar em praticamente de tudo na vida, tais como na politica, nos esportes, nas atividades militares dentre outras, elas sempre esbarram em lutas desproporcionais constantes para pertencer aos ambientes múltiplos, ou seja, o feminino para viver em paz precisa de um passaporte chamado de cotas, uma espécie de aceitação medida pela régua patriarcal e machista (em temas ligados ao gênero, o profissional/salarial, o politico, o sociocultural e o religioso) como um monitoramento pleno. Sinalizando que esse chorume é quem decide pelos espaços, corpos e existência da mulher em suas comunidades locais e inter/nacionais.

"O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos como “femininos” em todas as suas manifestações, em especial na mulher e nas sexualidades não heteronormativas." - Camara Municipal de Piracicaba,  s/n.

É preciso perceber que o machismo estrutural gera um leque de violência contra a mulher, por isso é imporante desnaturalizar o machismo na sociedade, começando por diálogos entre mulheres e homens atuando em conjunto para combater esse espinho antigo e vivo que só fere o feminino.

Vale a pena conferir o vídeo.:  Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e importância da Lei Maria da Penha - (Escola do Legislativo de Piracicava, 2022) 


O patriarcado adoece as relações entre homens e mulheres porque se tornou algo comum, essa competição do másculo sobre as mulheres. Onde um lado age competindo e excluindo, e outro só quer existir e viver em paz.


"A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”. - (TJDFT, 2022)

Elas (nós) não competimos com os homens, mas eles sim, na sua expressiva maioria sim, é meio que automático. O machismo assim como o racismo é ensinado, então se o racismo foi ensinado, como dizia Mandela, o machismo também nos seus primórdios a fora também foi, desse modo temos de fato que mantermos inquietos quanto a busca por uma educação de equidade e respeito.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.” Nelson Madela


“As mulheres, de modo geral, desde que elas nascem até a morte, vão vivenciar algum tipo de violência na sua vida e, claro, a gente não fala de violência no singular, a gente fala de violência no plural, porque são diversos tipos de violência” - Professora Cynthia Mara Miranda, 2023

Quando nós mulheres treinamos capoeira, caimos, levantamos, damos rasteiras, tomamos rasteiras, o treino é duro para todos, logo não há então essa coisa de ouvir: ela é minha secretária ou ela é secretária do Mestre. 

Parem com isso!!! Porque mostra o quão agudo e vazio é você. 

Um golpe perfeito na Capoeira sempre será o RESPEITO ao seu oponente, afinal o adversário não é o seu inimigo.


A violência de gênero precisa perder força por uma educação de direitos humanos, de equidade e de respeito. 


É necessario ficarmos atentos quando ocorrer em uma roda, entre os dois gêneros (M vs F) jogando e perceber quem é o homem que sempre toma o instrumento de uma mulher e não de outro homem. Fico contente, que no meu núcleo de capacitação meu Mestre sempre fica de olho nesses comportamentos retrógrados. E nessa vertente, temos que contar com pessoas, cujas estão unidas no combate ao machismo e demais assédios expressivos e sutis.

Você já pode praticar e observar esses detalhes nas ruas e nas redes sociais (virtuais). As rodas pelas ruas... Homens entram esperando uma mulher com pouca experiência de Capoeira para dar rasteira e lacrar. Vi até militares e não militares fazendo isso. É super fácil de achar nas redes. Agora, eles não entram quando é um Mestre, um Contramestre ou um Professor exímio, porém quando é uma mulher iniciante... Eles entram para dar a rasteira e saem sorrindo. O fato de chegar armado e com o cargo que ocupa dificilmente é barrado... [Abuso de poder sutil]. Só espero que 'jogue' com uma mulher experiente para saber que com mulher que passou pelo processo de capacitação de décadas, não se brinca. A roda é um momento único para brincar, curtir e não lacrar com a falta de técnica e expertise de aluno ou aluna. [Isso só traduz a pequenez que você é...]

Eh... Camaradinho...

Você não vai dar uma meia-lua de compasso quando é lançado um martelo, porque o tempo para recompor a sua base não é suficiente e faz muitos acidentes acontecerem, até experientes caem nesse descompasso de tempo, então  imagine um iniciante... Em muitos casos é maldade mesmo. Tem coisas que não precisam ser feitas... Brinquem e evitem chegar com sede de sangue (somado a problemas pessoais),  pois não é o propósito em uma formação da Capoeira. Vá ver o mar, o rio e a natureza... E/ou só toque e cante... Evite machucar as pessoas inexperientes para lacrar. Dê seu salto mortal para ser aplaudido sem parar, se é isso que necessitas. Um bom capoeira pode deixar você se exibir porque sabe que naquele momento são aplausos que te energiza.  A gente até gostaria de conseguir uma bolsa em uma escola de ginástica olímpica para você.

Precisamos saber de golpes perigosos (dar e se defender)? Sim, mas eles só servem em legítima defesa como no passado contra portugueses colonizadores violentos e o capitão do mato (traidores da época).

E mais... Já existe luta-livre e variantes (MMA/UFC) com uso de golpes da capoeira, então sigam para essas modalidades, evitem manchar a Capoeira por ego e vaidade. O que não faz sentido é agredir alunos inexperientes para lacrar. Estejamos atentos. Têm Mestres e Mestras atentos!
 
Muitas mulheres na comunidade da Capoeira tem relatado que o machismo/assédio machuca e muito... E pior: quando um homem ver a mulher elevando a sua graduação, é perceptível a inveja e a negatividade. Esses são os que mais chamam as discípulas de seus Mestres de "Secretária [putinha]". 
Eu penso.: A sua  mãe vai bem?


"Violência é uma forma de sociabilidade, na qual se dá a afirmação de poderes, legitimados por uma determinada norma social, o que lhe confere uma forma de controle social. Sendo que sua forma social contemporânea estaria expressa no excesso de poder que impede o reconhecimento do outro, pessoa, classe, gênero ou raça, mediante o uso da força ou da coerção, provocando algum tipo de dano, configurando o oposto das possibilidades da sociedade democrática atual" - (PAIM, 2008)

Até mesmo as profissionais oficiais tais como: Secretárias Executivas (Estudiosa de Administração); Fisioterapeuta (massagista); Professora (professorinha) e Enfermeiras em suas carreiras são desrespeitadas porque os termos são sexualizados pelos filmes pornográficos que esses indivíduos curtem. 




"O Secretária Executiva é responsável por auxiliar a alta administração da empresa, como gestores e diretores. Seu trabalho inclui fazer a organização de agendas, eventos e reuniões, lidar com imprevistos e fazer a comunicação entre departamentos e executivos. 
O principal objetivo de uma pessoa que trabalha como Secretária Executiva é economizar tempo da gestora ou gestor, para que consigam realizar a maior quantidade de tarefas possível sem se perder no cronograma." - Gupy Profissões

Portanto, a questão do machismo / sexismo na Capoeira, é algo que precisamos combater firmemente. Já vem acontencendo de mulheres se organizando para só praticar e ensinar a Capoeira no meio feminino por conta dessas atitudes de assédios múltiplos e arcaícos (embora usados na atualidade).

"Quando esses preconceitos, discriminações, estigmas, afetam direta e individualmente as atletas, ferindo-as psicologicamente, transformando-se em obstáculos e impedimentos para a participação e progressão da mulher em qualquer terreno esportivo, ou seja, violando seus direitos, mais comuns e elementares, estamos diante de um tipo de violência." - (PAIM, 2008) 

Essa árdua batalha deve ser priorizada porque perder uma aluna ou uma discípula por ações desprezíveis masculinas, não cabe mais... Sabemos também, que possuímos poucas Mestras em relação aos rapazes no meio Capoeirano. 

"Quando esses episódios de violência, atingirem ou ferirem individualmente a mulher, impedindo-a ou limitando-a na sua participação e progressão no esporte, estamos diante de um quadro de violência de gênero contra a mulher no contexto esportivo. Esse tipo de violência pode acarretar conseqüências graves e muitas vezes permanentes na vida da mulher agredida, afetando a sua saúde emocional e psicológica." - (PAIM, 2006)

E vale recordar que as mulheres tem três turnos de trabalho em relação aos moços... Tendo que treinar dias a menos que os rapazes. E quando ela consegue se organizar para participar da Capoeira, isso não pode ser ceifado de maneira alguma, logo todo apoio familiar e fraterno é válido. Sendo assim, vamos reensinar a equidade em todos os setores da sociedade, pois o errado tem sido propagado antes, durante e depois de Cristo... 

 

REFERÊNCIAS

Portal Poder do Judiciário - Artigo  Neuracy Viana - Machismo estrutural influencia aumento dos números da violência contra a mulher. Ano: 2023 - Disponível em: https://www.tjto.jus.br/comunicacao/noticias/machismo-estrutural-saiba-como-identificar-e-como-se-proteger - Acessado em fev 2024.

Portal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - Diferença entre Igualdade e Equidade - Ano: 2022. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-equidade/diferenca-entre-igualdade-e-equidade#:~:text=Equidade%20significa%20dar%20%C3%A0s%20pessoas,chegado%20mais%20cedo%20ao%20hospital - Acessado: fev 2024.

Portal BBC Londres - Texto Alegretti, Laís. Por que violência contra mulher aumenta em dia de jogo de futebol. Ano: 2022 - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-63815180 - Acessado: fev 2024.

Escola do Legislativo de Piracicava - Canal Youtube - Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e importância da Lei Maria da Penha. Ano: 2022Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dbGjQLNUbpI - Acessado: fev 2024. 

Portal Gupy - Secretário Executivo - s/d. Disponível em: https://www.gupy.io/profissoes/secretario-executivoAcessado: fev 2024. 

Portal Camara Municipal de Piracicaba - Machismo Estrutural: palestra aborda maneiras de identificar opressão, s/d. SP - Disponível em:https://m.camarapiracicaba.sp.gov.br/machismo-estrutural-palestra-aborda-maneiras-de-identificar-opressao-57979#:~:text=O%20conceito%20de%20machismo%20estrutural,desproporcional%20detrimento%20dos%20valores%20constru%C3%ADdosAcessado: fev 2024. 

PAIM, Maria Cristina Chimelo. Violência contra a mulher no Esporte sob a Perspectiva de Gênero. 2006. 121 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2006.

PAIM, Maria Cristina Chimelo; . A face oculta das violências contra a mulher no contexto esportivo. 2008. Artigo Integrante a Tese (Doutorado em Psicologia) - Apoio da Agência Financiadora CAPES, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.